Homossexualidade

Homossexualidade

Homossexualidade: PERGUNTA E RESPOSTA .

Tenho um filho de 14 anos que recentemente me disse que era "gay", no momento fiquei apavorado, mas como era meu filho eu tinha que dar á ele o apoio que pedia, aliviar o sofrimento por que estava passando, mas minha esposa não aceita e fica sempre chorando e se lamentando, como farei pra que ela entenda que antes de nosso filho ter uma opção diferente sobre sexo, ele é nosso filho e merece todo nosso amor , pois uma opção sexual não o torna mais nemmenos filho, pois eu amo ele da mesma maneira!
Aparecido - SP

Olá Aparecido.
É muito bonito e exemplar ler suas palavras mostrando como você pensa sobre a homossexualidade do seu filho. Parabéns.
Na sociedade preconceituosa que vivemos, é muito difícil o homossexual assumir sua sexualidade para si, para a sociedade e para os pais. Afinal, assumir essa orientação sexual implica em não poder expressar livremente seus sentimentos, implica em sofre com a rejeição, com o preconceito.
Seu filho é muito corajoso e forte, pois conseguiu dizer para você que é homossexual. Isso mostra que ele confia e em você e pede seu apoio. É de extrema importância para ele o apoio dos pais, ele precisa muito se sentir acolhido, pois já basta o que ele enfrentará lá fora.
Não está sendo fácil para sua esposa essa situação. Provavelmente o modo como ela foi criada e as coisas que ela aprendeu sobre esse tema não a permite ver a homossexualidade como algo normal. Quem sabe, as expectativas dela para o futuro do filho fossem diferentes. E com essa notícia ela esteja frustrada, sofrendo.
Como você disse, seu filho continuará igual, continuará sendo a mesma pessoa e precisa do amor e apoio dos pais como qualquer outra pessoa. Ele é normal!
Seria muito importante que sua esposa trabalhasse esses sentimentos com um psicólogo, que lesse muito sobre esse tema para ajudá-la a compreender a homossexualidade como realmente deve ser compreendida.

Um abraço
Claudecy de Souza - Psicólogo